Corporate Session

Criadas no IN 2013, as atividades no formato ciclo de conferências sobre tecnologias aplicadas vêm ganhando corpo dentro da programação oficial. Agora, elas ganharam um dia exclusivo no IN 2017.


No dia 23 de agosto (quarta-feira), a programação oficial do IN 2017 será totalmente dedicada às atividades do Corporate Session. Serão apresentadas por 16 empresas consagradas, somando mais de 50 conferências ministradas por seus consultores científicos, sobre tecnologias aplicadas e os resultados clínicos com produtos e serviços.

Luiz A. Mazzucchelli Cosmo
Coordenador


Dia 23 de agosto, quarta-feira


Paulo Perri de Carvalho

Professor titular aposentado da Unesp, Araçatuba; Professor titular da FOB/USP; Coordenador do mestrado profissionalizante em Implantodontia da São Leopoldo Mandic, Campinas; Coordenador do curso de especialização em Implantodontia da APCD Araçatuba.

Tema: Biomateriais particulados aplicados na Implantodontia

Abordagem: os biomateriais representam uma alternativa para situações clínicas que tenham como objetivo o preenchimento de cavidades para posterior instalação de implantes. Nesta apresentação, serão mostradas as pesquisas clínicas e experimentais dos materiais particulados para manutenção do volume alveolar, enxerto sinusal como também os protocolos de indicação e de técnica cirúrgica.

Sérgio Jayme

Doutor em Reabilitação Oral pela USP; Mestre e especialista em Implantodontia Oral; Especialista em Prótese Dentária; Pós-graduado em Periodontia; Vice-presidente da Abross.

Tema: Técnicas e tecnologias para abordagem de casos complexos reduzindo riscos

Abordagem: O autor abordará, através de casos clínicos, técnicas cirúrgicas e materiais de última geração usados na formação óssea em casos complexos minimizando riscos, desenvolvendo nos pacientes uma otimização na função e estética bucal, proporcionando-lhes um melhor convívio social.

Andre Zetola

Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial pela Uerj; Mestre em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pelo Hospital Heliópolis/SP; Doutor em Implantodontia pela UFSC; Fellow em Cirurgia Bucomaxilofacial e Implantes da Northwestern Universtiy, Chicago – EUA; Professor da Dental Press e do Núcleo de Pesquisas do Hospital IPO; Ex-Presidente da Academia Brasileira de Osseointegração - Abross.

Tema: Medicina regenerativa através da terapia do oxigênio tópico

Abordagem: o oxigênio é essencial no processo de cicatrização das feridas, a comprovação clínica do seu uso não é nada nova. A oxigenoterapia, através da câmara hiperbárica, existe desde a década de 1960, entretanto, devido à necessidade de um equipamento especial, tempo prolongado de aplicação e o seu alto custo, inviabilizaram a sua aplicação generalizada. A partir desta demanda houve um aumento na procura de uma alternativa mais viável, a Terapia do Oxigênio Tópico (TOT), que através do oxigênio ativo aumenta a proliferação celular, bem como a síntese de colágeno e a atividade antibacteriana. O nosso objetivo é que ao final dessa apresentação o clínico seja capaz de entender a TOT e poder empregá-la nos diversos tipos de feridas cirúrgicas de difícil cicatrização, nos casos de enxertos, peri-implantite e doença periodontal que fazem parte da rotina do implantodontista.

Emílio Marquardt

Especialista e mestre em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF) pela USC, Bauru; Coordenador da especialização em CTBMF na Faipe/MT e em Implantodontia na Uningá/MT, e da pós-graduação em Harmonia Facial na Facoph/MT; Professor da disciplina de CTBMF no Centro Universitário de Várzea Grande – Univag; Membro do corpo clínico da Santa Casa de Cuiabá; Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial; Spekear da BLUE M Care.

Helder Valiense

Doutorando em Odontologia pela UFF/RJ; Mestre em Implantodontia pela EBMSP; Especialista em Implantodontia pela UFBA; Membro da Academia Mundial de Fatores de Crescimento e Células-Tronco na Odontologia – WAGrosFSCD; Coordenador e professor do curso de Implantodontia da ABO Ilhéus; Professor do curso de Odontologia da Faculdade de Ilhéus.

Tema: A importância morfoestrutural dos biomateriais associados a oxigenoterapia (BLUE M) em regeneração óssea

Abordagem: serão abordadas as principais relações entre a estrutura físico-química dos biomateriais utilizados na Implantodontia, com a sua associação à matriz leucoplaquetária de Fibrina e uma nova e promissora substância (BLUE M), que apresenta em sua constituição uma grande quantidade de oxigênio, favorecendo assim o processo de reparo.

Jamil Shibli

Doutor, mestre e especialista pela FOAr-Unesp; Professor do programa de pós-graduação em Odontologia, áreas de Implantodontia e Periodontia, na Universidade Guarulhos (UnG); Livre-docente pelo Depto. de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e Periodontia da Forp-USP.

Tema: Infecções pós-operatórias em grandes procedimentos regenerativos: o que fazer?

Abordagem: a terapia regenerativa, principalmente em casos complexos, é influenciada por vários fatores, dentre eles, infecções pós-operatórias e deiscências de suturas, comprometendo algumas vezes todo o procedimento. Nesta conferência, além dos fatores clínicos relacionados aos procedimentos regenerativos e cirúrgicos, a manutenção da homeostasia do hospedeiro, assim como a prevenção de processos infecciosos será abordada a terapia com gel oral - Blue M, contendo princípios antibacterianos que reduzem estes eventos ou ainda auxiliam na recuperação destas áreas em casos de infecção.


Tema: A conquista da excelência estética - Interação no planejamento: cirurgião-dentista com o Técnico de Prótese

Abordagem: a ligação direta entre o Técnico de Prótese e o cirurgião-dentista, no planejamento digital.

Moderador: Rodolfo Candia Alba Jr. - Diretor científico da Conexão Sistemas de Prótese.





13h às 14h30

Felipe Moura

Especialista em Implantodontia pela APCD Central; Mestrando em Implantodontia pela UNG; Coordenador do curso de Implantodontia da ABO.

Telmo Santos

Técnico em Prótese Dental; Consultor técnico e speaker Vita Zahnfabrik e Bego; Dental designer - CAD/CAM Oral Designer; Diretor técnico Coterc Prótese Odontológica; Diretor científico Reference Learning Center; Autor do livro Clinical Cases – Restaurações Adesivas Cerâmicas (Ed. Napoleão); Embaixador Sirona (2014-2015); Sirona speaker e trainer; Cerec Mentor Latin America - Sirona.


14h30 às 16h

Marcelo Kyrillos

Especialista em Estética do Ateliê Oral; Graduado em Odontologia pela UMC-SP; Membro da ABOE; Autor dos livros Sorriso Modelo, Arquitetura do Sorriso e Precision.

Wagner Nhoncance

Técnico em Prótese Dentária desde 1995; Especialista em cerâmicas dentais; Ceramista-chefe do Laboratório Precision desde 2010; Autor do livro Precision.


Tema: PRF Masters

Abordagem: A Fibrina Rica em Plaquetas (PRF) é utilizada com o objetivo de acelerar a regeneração óssea, além de promover o fechamento primário da ferida cirúrgica. A fibrina é obtida através da centrifugação do sangue e resulta em uma malha com reduzido volume plasmático. Os fatores de crescimento e proteínas plasmáticas que compõem essa malha atuam como moléculas de adesão celular nos processos de migração epitelial, osteoindução e na formação de matriz óssea e do tecido conjuntivo.




Marcelo Gaspar

Especialista em Implantodontia; Professor de cursos de Habilitação em Fibrina Leucoplaquetária Autóloga (PROTOCOLO FIBRIN).

Moira Leão

Doutora e mestra em Implantodontia; Professora na Universidade Positivo, Curitiba/PR; Diretora administrativa do Centro de Tecnologia Celular Curityba Biotech; Membro titular da Comissão Permanente de Biovigilância da Anvisa; Assessora técnica no Conselho Federal de Odontologia.

Sormani Queiroz

Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF) pela Faculdade de Odontologia de Araraquara, Unesp; Mestrado em Patologia Oral pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Doutorando em CTBMF pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Unesp; Coordenador dos cursos de especialização em CTBMF e de Implantes Dentários da Escola Quixadaense de Pós-graduação e Pesquisa - EQUIP.

Ricardo Toscano

Mestre em Implantodontia pelo Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico – Ilapeo; Pós-graduado em Implantodontia pela ABO-SC; Diretor técnico e científico do Instituto Odontológico Toscano e do DSP Science Trainning Center; Diretor científico da DSP Biomedical.

Tema: Cirurgia Navegada com foco na Implantodontia 4.0

Abordagem: pensar em Implantodontia utilizando as competências das técnicas reabilitadoras enredando o mundo físico, digital e biológico para resolver desafios clínicos, operacionais e financeiros. É nisso que acreditamos e apresentaremos, contextualizando a Implantodontia 4.0, através de cirurgias assistidas por computador, sendo a DSP Biomedical a primeira empresa de Implantodontia a disponibilizar a Cirurgia Navegada comercialmente no Brasil, adequada a uma realidade de aplicação viável as modalidades de remuneração dos profissionais e seus clientes.


Tema: Sistema Arcsys: a reinvenção da Implantodontia

Abordagem: o sistema Arcsys é uma nova maneira de pensar, planejar e realizar implantes dentários. Quem experimenta, sabe. Grandes nomes da Implantodontia apresentarão casos clínicos e depoimentos que comprovam a aplicabilidade e alta performance do sistema.


Friedrich Mittelstädt

Graduado e mestre em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Fundador e diretor técnico da Dentscare; Diretor da FGM; Pesquisador responsável pelos produtos e P&D.

Tema: Sistema Arcsys FGM: bases e conceitos fundamentais

Fernando Cauduro

Especialista, mestre e doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial; Especialista em Implantodontia; Professor do curso de especialização em Implantodontia na PUC/RS.

Tema: Implante cone-morse friccional: a evolução da Implantodontia

Renato Savi

Especialista, mestre e doutor em Implantologia pela FOB/USP; Professor dos cursos de especialização, mestrado e doutorado na São Leopoldo Mandic, Campinas.

Tema: Sistema Arcsys: soluções clínicas de alta performance

Ricardo Magini

Especialista, mestre e doutor em Periodontia pela Faculdade de Odontologia de Bauru – FOB/USP; Professor titular e permanente do programa de pós-graduação em Odontologia na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, área de concentração: Implantodontia.

Tema: Mudar é preciso? Existem inovações na Implantodontia? Como o indivíduo de sucesso observa a oportunidade de inovação?

Hid Miguel

Doutor, mestre e especialista em Implantodontia; Coordenador dos cursos de especialização e atualização em Implantodontia da FAOA/APCD e da Universidade Cruzeiro do Sul.

Tema: Como tratar os diferentes defeitos ósseos na maxila atrófica

Abordagem: os diferentes defeitos ósseos na maxila, após a perda dos elementos dentais, acabam levando a uma grande reabsorção óssea. Na parte posterior o seio maxilar se torna uma limitação e na região anterior os defeitos horizontais e verticais também prejudicam a reabilitação. As diferentes técnicas e biomateriais utilizados para os aumentos ósseos são constantemente discutidos e avaliados. Nesse contexto serão descritos como otimizar os resultados nas técnicas recentemente utilizadas.


Coordenação: Nilton De Bortoli Jr


Sérgio Jayme

23 de agosto (quarta-feira) – das 11h15 às 11h35

Doutor em Reabilitação Oral pela USP; Mestre e especialista em Implantodontia Oral; Especialista em Prótese Dentária; Pós-graduado em Periodontia; Vice-presidente da Abross.

Tema: Planejamento e soluções em casos complexos

Abordagem: o autor abordará, através de casos clínicos, técnicas cirúrgicas e materiais de última geração usados na formação óssea em casos complexos minimizando riscos, desenvolvendo nos pacientes uma otimização na função e estética bucal, proporcionando-lhes um melhor convívio social.

Robert Carvalho

23 de agosto (quarta-feira) – das 11h40 às 12h

Mestre e doutor em Periodontia pela FOP/Unicamp; Coordenador científico do Instituto ImplantePerio, SP; Autor dos livros Reconstrução Tecidual Estética e PerioImplantodontia Estética.

Tema: Desmistificando o aumento vertical na mandíbula posterior

Abordagem: será apresentada uma árvore de decisões para facilitar a escolha das melhores metodologias reconstrutivas para o tratamento de defeitos verticais na região posterior da mandíbula. Além do protocolo reconstrutivo com membranas e biomateriais, também será enfatizado a importância da liberação dos retalhos vestibular e principalmente lingual para fechamento primário e passivo da ferida.

Jamil Shibli

23 de agosto (quarta-feira) – das 12h05 às 12h25

Doutor, mestre e especialista pela FOAr-Unesp; Professor do programa de pós-graduação em Odontologia, áreas de Implantodontia e Periodontia, na Universidade Guarulhos (UnG); Livre-docente pelo Depto. de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e Periodontia da Forp-USP.

Tema: Implantes cone-morse na reabilitação implantossuportada: 8 anos de uma experiência clínica

Abordagem: a utilização de próteses implantossuportadas tem sido empregada com altos índices de sucesso na clínica diária. Entretanto, a estabilidade da conexão do implante, neste caso a conexão do tipo morse, pode aumentar e melhorar estas taxas de sucesso reduzindo ou minimizando problemas técnicos e biológicos. Esta conferência abordará a experiência clínica de 8 anos da utilização de implantes cone-morse Implacil De Bortoli nas mais distintas situações clínicas. Resultados longitudinais de casos estéticos assim como reabilitações complexas serão abordadas.

Marco A. Bianchini

23 de agosto (quarta-feira) – das 12h30 às 12h50

Professor associado II do Depto. de Odontologia, mestre e doutor em Implantodontia da UFSC; Especialista em Periodontia pela FOB/USP; Consultor científico da Implacil De Bortoli; Autor dos livros O Passo-a-Passo Cirúrgico na Implantodontia e Alterações Peri-implantares.

Tema: Hexágonos externos: ainda podemos usá-los com segurança?

Abordagem: nos últimos anos estamos assistindo uma forte tendência na Implantodontia em se substituir o uso dos implantes hexágono externo por implantes cone-morse ou plataforma switching. A literatura tem confirmado as vantagens destas plataformas, principalmente no quesito estético e de manutenção da saúde dos tecidos peri-implantares. Mas será mesmo que não conseguimos manter a estabilidade tecidual peri-implantar e a longevidade das nossas reabilitações implantossuportadas usando hexágonos externos? Nesta apresentação iremos abordar as vantagens de se utilizar hexágonos externos em muitas situações clínicas e a comprovação científica do alto grau de sucesso deste tipo de plataforma.

Diego Klee de Vasconcellos

23 de agosto (quarta-feira) – das 12h55 às 13h15

Especialista em Implantodontia e Prótese Dentária pelo CFO; Mestre em Implantodontia pela UFSC; Doutor em Odontologia Restauradora, especialidade Prótese Dentária, pela FOSJC-Unesp; Professor associado da disciplina de Prótese Dentária no Depto. de Odontologia do Centro de Ciências da Saúde da UFSC.

Tema: Precisão e estética em próteses sobre implantes no setor anterior

Abordagem: esta aula enfocará um protocolo de trabalho para reabilitações estéticas envolvendo dentes e implantes em combinação com laminados cerâmicos. Um caso clínico apresentará esta alternativa reabilitadora desenvolvida para fornecer ao cirurgião-dentista uma segura e previsível opção para o tratamento em situações desafiadoras no setor anterior.

Aziz Constantino

Especialista em Implantodontia; Mestre em Odontologia; Doutorando em Biomateriais; Professor convidado nos cursos de pós-graduação nas universidades UnG e PUC/RJ.

Tema: Fraturas e afrouxamentos: formas de reduzir a maior fonte de retrabalhos em Implantodontia

Abordagem: decorridas décadas, a maior causa de prejuízos para o profissional em Implantodontia permanece a mesma: retrabalhos relacionados à retenção de estruturas protéticas. O autor trará breve revisão da literatura científica relacionada ao estudo de afrouxamentos e fraturas de componentes protéticos. Alternativas relacionadas ao aprimoramento de materiais e desenhos serão discutidas, bem como serão apresentadas as mais modernas metodologias de avaliação mecânica do desempenho a longo prazo de acoplamentos e respectivos componentes. Resultados publicados em literatura internacional validando novos conceitos e estratégias serão abordados de forma crítica, permitindo a orientação para mudanças de impacto direto na clínica implantodôntica moderna.


Tema: Implantodontia, Cirurgia e Prótese: o que há de novo?

Abordagem: o investimento constante da indústria em novas tecnologias proporciona o desenvolvimento de ferramentas úteis e precisas para diagnóstico e execução de procedimentos clínicos. O conhecimento e domínio destas tecnologias, que visam proporcionar tratamentos mais rápidos, precisos e com resultados cada vez mais próximos das características normalmente encontradas nos dentes naturais, é fundamental para profissionais que queiram manter bom lugar no mercado de trabalho. Esta apresentação irá discutir o que há de mais atual, embasado na literatura recente.




José Geraldo Malaguti

Especialista em Prótese Dental, Periodontia e Implantodontia; Doutor em Implantodontia.

Franco Mallaguti

Especialista em Periodontia e Dentística pela ABO/GO; Especialista em Implantodontia pelo P-I Brånemark Institute, Bauru.


Tema: Inovações tecnológicas em clínicas de alta performance: sedação consciente e estética avançada

Abordagem: os professores irão dividir o palco e mostrar, na prática, o que é ter uma clínica de alta performance, obtendo ótimos resultados em procedimentos cirúrgicos com sedação consciente e como buscar a harmonia do sorriso e a excelência com técnicas da odontologia estética avançada.


Eduardo Moreschi

Especialista, mestre e doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela USC/Bauru; Pós-graduado em Cirurgia Ortognática pela Arnett Courses, Santa Barbara – Califórnia, EUA; Professor de Cirurgia na UniCesumar, Maringá/PR.

Arlei Pelielo

Especialista em Odontologia Estética; Mestrando em Prótese Dentária; Coordenador dos cursos de estética avançada, de aperfeiçoamento em Dentística e Estética e da especialização em Dentística na Unorp/Unipós.

Danilo Pelegrino

Especialista em Implantodontia; Mestre em Implantodontia pela São Leopoldo Mandic; Coordenador do curso de especialização em Implantodontia do Instituto Honda de Odontologia e do curso de especialização sul-americano de Implantodontia da Universidade Brasil; Membro do Grupo Sul-americano de Implantodontia; Coordenador do curso de Diplomado no Peru e Bolívia.

Tema: Implante imediato: passo a passo da exodontia à prótese definitiva

Abordagem: quando planejamos um implante em área que possui raiz, sempre surge uma dúvida, o que iremos desenvolver para conseguir um melhor resultado estético? Sabemos que a instalação do implante na maioria das vezes é a melhor opção, porém surge uma segunda dúvida, e se não conseguir torque ideal para carga imediata? São muitas as variáveis para um bom resultado estético. O objetivo é avaliar do momento da exodontia minimamente invasiva até o resultado estético final, com diferentes opções.

Fábio Bezerra

23 de agosto (quarta-feira) – das 16h30 às 17h10

Especialista em Periodontia e Implantodontia; Mestre em Periodontia; Doutor em Biotecnologia.

Tema: Desafios estéticos em Implantodontia: inovação, ciência e tecnologia

Abordagem: a excelência de resultados do tratamento com implantes em áreas estéticas é multifatorial e desafiador para os reabilitadores orais por envolver decisões clínicas críticas para a solução de problemas complexos. Esta apresentação terá por finalidade abordar temas atuais como a biotecnologia, soluções digitais, implantes com dimensões reduzidas e tratamentos de superfície de 4a geração em benefício da previsibilidade clínica de resultados baseada em evidência científica.

Rogério Romeiro

23 de agosto (quarta-feira) – das 17h10 às 17h50

Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial; Especialista, mestre e doutor em Implantodontia; Doutor em Biopatologia Bucal; Pós-doutor em Engenharia de Materiais.

Tema: Transfixação sinusal anterior: uma nova abordagem para maxilas atróficas

Abordagem: a reabilitação de mandíbulas atróficas envolve procedimentos de alta complexidade e custo elevado. Enxertos ósseos aumentam o período de espera para a reabilitação final e os implantes zigomáticos, envolvem procedimentos cirúrgicos complexos. A transfixação sinusal anterior é uma técnica simples que, quando bem indicada, pode substituir esses procedimentos.

Fernando Hayashi

23 de agosto (quarta-feira) – das 17h50 às 18h30

Professor titular de Implantodontia da FO/Unip; Diretor científico do Grupo ACRO; Mestre e doutor em Periodontia pela FO-USP.

Tema: Reconstrução tridimensional em áreas com defeitos extensos

Abordagem: um dos maiores desafios da Implantodontia é a reconstrução dos defeitos de rebordo em áreas com perdas dentárias múltiplas adjacentes permitindo a instalação de implantes dentários com tamanhos adequados e estética peri-implantar satisfatória. Nesta palestra serão apresentadas e discutidas, técnicas de aumento ósseo em altura e espessura, utilizando conceitos modernos de aumento ósseo com telas de titânio, enxertos ósseos e membranas absorvíveis e, para o alcance de uma estética peri-implantar aprimorada, é apresentada a metodologia do Grupo ACRO em relação ao complemento com cirurgia plástica de tecido mole nestes defeitos extensos.


Tema: Novas soluções estéticas com Straumann Emdogain e o novo implante BLT de 2,9 mm de diâmetro

Abordagem: a cada dia que passa novas soluções são apresentadas no mercado odontológico para suprir as diferentes necessidades dos profissionais dentistas. Como líder no segmento de soluções para substituições dentárias, a Straumann está sempre à frente no desenvolvimento de novas soluções. Para comprovar isso, a Straumann apresentará o novo implante BLT 2,9 mm e a nova indicação para cicatrização de feridas do Straumann Emdogain.


George Furtado

Especialista, mestre e doutor em Implantodontia; Especialista em Periodontia; Coordenador dos cursos de especialização e mestrado da SLMandic, Brasília.

Tema: Benefícios do uso do Straumann Emdogain na cicatrização de regiões pós-cirúrgicas

José Luis Calvo Guirado

Professor titular e catedrático de Cirurgia Oral e Odontologia Geral; Professor de Pesquisa do Depto. de Prótese e Tecnologias Digitais da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Estadual de Nova York, em Stony Brook, EUA; Professor visitante de Cirurgia Oral e Implantodontia na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Belgrado, Sérvia.

Tema: Técnica de split com implantes Straumann BLT de 3,3 mm e 2,9 mm de diâmetro

Ali Tahmaseb

Graduado em Odontologia pela Universidade de Ghent, Bélgica; Em 2011, completou seu programa de doutorado no ACTA, sob a supervisão do Prof. Dr. Daniel Wismeijer, onde também ensina no programa de mestrado especial para implantologia oral como professor associado; Membro do ITI desde 2008, participou de vários estudos, reuniões de consenso e projetos de pesquisa em diferentes áreas da Odontologia de implantes; Suas principais áreas de pesquisa estão em cirurgia guiada, CAD/CAM, regeneração óssea em torno de implantes endósseos e regeneração óssea guiada.

Tema: Implantes de diâmetros reduzidos e suas indicações

Hugo Nary Filho

Mestre e doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial; Professor coordenador dos cursos de especialização e pós-graduação (mestrado e doutorado) na área de Implantodontia da USC, Bauru; Cirurgião do P-I Brånemark Institute, Bauru; Speaker para a Zimmer Biomet.

Tema: Tecnologia CAD/CAM em Implantodontia

Abordagem: aplicação da tecnologia 3D CAD/CAM na Implantodontia, melhorando a previsibilidade dos resultados. Do modelo virtual para a prótese de carga imediata: precisão e velocidade na confecção de próteses, por meio de escaneamento e fresagem de materiais sobre implante.

Confira o que o IN 2017 traz para você.
Ver programação científica.

Confira o que o IN 2017 traz para você.
Ver programação científica.

PROMOÇÃO
REALIZAÇÃO
APOIO INSTITUCIONAL

PATROCÍNIO
DIAMANTE
OURO
PRATA
BRONZE